Escola Koala apoia essa lei e há 5 anos oferece aos pais suporte com especialista.
A Lei nº 14.826, de 20 de março de 2024, institui a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias para prevenção à violência contra crianças. Essa legislação representa um avanço significativo na proteção e no desenvolvimento saudável das crianças, impactando diretamente suas vidas e as de suas famílias.
A parentalidade positiva, conforme definida pela lei, é o processo desenvolvido pelas famílias na educação das crianças, baseado no respeito, acolhimento e não violência. Isso implica em cuidados que vão desde a proteção e manutenção da vida da criança até a promoção de seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo.
O direito ao brincar, por sua vez, é essencial para o desenvolvimento infantil, pois através do brincar a criança desenvolve habilidades motoras, sociais, emocionais e cognitivas fundamentais para sua vida. A lei reconhece a importância do brincar livre, sem intimidação ou discriminação, como um direito fundamental das crianças.
Para as famílias da Escola Koala, a lei traz a oportunidade de participar de um processo de 5 sessões, focado em comportamento infantil, socioemocional e educação positiva. Essas sessões podem fornecer orientações práticas e apoio emocional para os pais, contribuindo para uma parentalidade mais positiva e para a promoção do direito ao brincar.
É importante ressaltar que a aplicação da Lei nº 14.826 deve ser feita em conjunto pelo Estado, famílias e sociedade, visando garantir o pleno desenvolvimento e proteção das crianças. A legislação também destaca a importância de promover ações que visem ao desenvolvimento da autonomia infantil e ao estímulo de relações não violentas.
Em resumo, essa lei representa um marco na garantia dos direitos das crianças, destacando a importância da parentalidade positiva e do brincar para a prevenção à violência e para o desenvolvimento saudável e feliz das crianças brasileiras.
Assim, a Escola Koala, ao oferecer esse suporte aos pais, não apenas cumpre com as diretrizes da nova lei, mas também demonstra seu compromisso com a educação positiva e o bem-estar das crianças. É um exemplo de como a comunidade escolar pode colaborar para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada, onde as crianças possam crescer e se desenvolver de forma saudável e feliz.
Renata Conrado
Neuropsicopedagoga, especialista em comportamento infantil, socioemocional e educação em sexualidade infantil para prevenção do abuso sexual infantil.
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