Desenhando o Desenvolvimento: A Importância do Desenho Infantil na Educação e em Casa.

Desenho Infantil

Nós, da Escola Koala, gostaríamos de compartilhar com os leitores sobre a importância de algumas atividades que são desenvolvidas diariamente em nossa escola. São propostas que podem parecer simples e com intuito de passar o tempo, mas, na verdade, são ferramentas importantes que utilizamos na escola e vocês também podem utilizar em casa. Vamos falar sobre o desenho infantil?

O desenho é um recurso gráfico utilizado pelos seres humanos para comunicar algo, desde os tempos primitivos. Um recurso muito utilizado na educação infantil, além de proporcionar momentos divertidos e explorar a criatividade das crianças, a prática do desenho oferece inúmeros benefícios para auxiliar no desenvolvimento motor, social, emocional e artístico dos pequenos. Vejam alguns deles:

Desenvolvimento Emocional: Através dos desenhos, as crianças podem extravasar suas emoções como alegria, tristeza, medo, angústia, inseguranças e até mesmo sentimentos que elas ainda não entendem ou não sabem expressar.

Desenvolvimento Psicomotor: Desenhar favorece as habilidades motoras, pois à medida que vão criando os traços, a criança tem controle sobre seus movimentos e desenvolve também noção espacial.

Desenvolvimento Social: Em seus desenhos, a criança retrata sua experimentação de mundo, as relações pessoais, seu contexto sociocultural. Através dos desenhos, as crianças mostram aspectos criativos de sua percepção, ele é visto como uma forma de comunicação, como parte importante da percepção espacial e possibilidade de iniciar uma representação gráfica sobre suas ações.

Na educação infantil, as crianças são convidadas constantemente a se expressarem por meio de desenhos e representações artísticas. Nós, da Escola Koala, reconhecemos a importância desta prática e convidamos as crianças a desenharem utilizando diversos suportes e materiais diversificados. Convidamos você, querido leitor, a incentivar esta prática em casa. Convidem seus filhos para desenhar, tenham esses momentos juntos, pois, a partir dos desenhos dos adultos, a criança amplia seu repertório. Enquanto vocês se divertem, a criança se desenvolve e avança em vários aspectos do desenvolvimento infantil.

Fabíola Pereira
Coordenadora Pedagógica da Escola Koala

Escola Koala
40 anos em Educação Infantil e Berçário.

ESCOLA KOALA – BERÇÁRIO E EDUCAÇÃO INFANTIL