Não são roupas sujas! São marcas de experiências vividas.

Hoje vamos falar sobre um assunto um pouco incômodo para alguns pais: a sujeira! Sujeira em casa, roupas sujas! Esse assunto costuma nos trazer certo desconforto, por motivos óbvios. Diante da correria do dia a dia, torna-se muito complicado parar e limpar a sujeira. Esfregar roupas, deixar de molho, tirar manchas, ufa! Só de falar, cansa! Tudo isso demanda tempo e muito trabalho.

Como mãe, entendo perfeitamente o desconforto de muitos adultos. Porém, é muito importante e necessário um momento de reflexão sobre este assunto. Gostaria de convidá-los a olhar por um outro ângulo, pelo

olhar de uma criança.

Com o tempo, nós, adultos, perdemos o olhar que busca novidades. As crianças estão experimentando o mundo pela primeira vez. Pela primeira vez, sentem as gotículas de chuva que caem em seus rostos, pela primeira vez, sentem a textura, o aroma e o gosto de um pedacinho de laranja. São as primeiras vezes pintando utilizando pincel, brocha, aquarela… São as primeiras vezes pintando com pigmentos da terra… São as primeiras vezes brincando de massinha, com lama, com carvão.

Nós não paramos para pensar em quanto isso é necessário para eles. Toda aprendizagem na primeira infância se dá de forma efetiva a partir dos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato. Por isso, a importância das atividades sensoriais. Do sentir, viver, experimentar.

Apesar de todos os benefícios, você já parou para pensar que, diferente de nós, durante a experiência, a criança se entrega? A criança vive intensamente cada experiência proposta. É vivendo, experimentando que a criança aprende, se desenvolve, evolui. Através das experiências, seu mundo se expande!

O escritor e educador brasileiro Rubem Alves citou em uma de suas obras: “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu.” Permitir que a criança tenha suas próprias experiências é apresentar a elas um novo mundo.

Por isso, eu gostaria de convidá-los a ter um novo olhar. Que as marcas de “sujeira” sejam vistas como marcas de experiências importantes. Todas as vezes que vocês olharem para estas marcas, saberão que as

crianças estão vivendo novas experiências, crescendo, evoluindo, aprendendo. Um dia, vocês não irão mais se preocupar com os uniformes sujos de tinta, porque para cada fase, há uma necessidade. Embora seja difícil administrar essa questão da “sujeira”, gostaria de lembrá-los que o tempo passa depressa, voando.

Portanto, não percam tempo e aproveitem cada fase de seu pequenino ou de sua pequenina, com muita atenção ao que é importante, carinho e respeito.

Assista ao vídeo do Psicólogo Leo Fraiman em que explica com mais detalhes esse assunto:

Fabíola C. Pereira Frésca
Coordenadora Pedagógica